top of page
Buscar
  • Foto do escritorde_somayama

Como curtir as festas de fim de ano sem exagero

Estamos nos aproximando do fim de ano. Vocês deram alguns passos em direção a novos comportamentos e uma vida mais leve. Para ajudá-los nessa jornada, eu separei algumas orientações para que o período de festas seja motivo de comemorações e não de exageros e culpa. Vamos lá?



1) Lembre-se de que o Natal e o Ano Novo são refeições como quaisquer outras. A diferença está em quem está presente e no espírito de comemoração. Portanto, o ato de comer demais nada tem a ver com esse momento. Não use isso como desculpa e muleta para se sabotar.

2) Seu comportamento já começa na sua intenção, ou seja, antes das festas. Se você já chegar pensando o quão difícil será se controlar, provavelmente é isso que vai acontecer. Se você chegar pensando em “chutar o balde”, assim será. Se você chegar decidida a comer com prazer, mas com equilíbrio, provavelmente aproveitará tudo sem exageros.

3) Para que você se sinta mais confortável com as opções, você pode optar em oferecer algum prato mais saudável para compor o cardápio. Assim você pode equilibrar seu consumo e ainda alegrar os outros convidados com seus dotes culinários.

4) Esteja em estado de presença. Respire e sinta-se no “aqui e agora”. Prepare-se para escolher aquilo que realmente quer comer, priorize, faça escolhas, avalie as porções de forma sensata. Coma aproveitando cada sabor, textura, cheiro, temperatura. Sinta prazer em cada alimento. Descanse o talher, mastigue bem. Alimente seu cérebro de tudo que você tem no prato comendo devagar e saboreando cada garfada. Certamente você se sentirá satisfeita com menos quantidade.

5) Não existe alimento proibido, existe equilíbrio nas porções e frequência. Deixe a culpa e o julgamento de lado. Esses sentimentos são os maiores gatilhos para você perder o controle e comer demais. Ao invés de comer classificando os alimentos como bons e ruins, prefira escolher pensando no que quer e não quer comer. Ajuste a quantidade e divirta-se.

6) É possível se sentir satisfeita sem precisar comer até passar mal. Aliás, ao escolher os pratos, pense como seu corpo irá se sentir depois de comê-los. Ajuste escolhas e porções para você degustar sem sofrimento.

7) Curta o momento. São dias especiais portanto esteja também em estado de presença para desfrutar da companhia, das conversas, das risadas, da união. Que tal deixar a segunda porção de sobremesa para depois e ficar mais tempo dando atenção aqueles que você ama? Lembre-se: a comida é um coadjuvante nesse momento. A atração principal são as pessoas.

8) Não tente fazer nada radical no dia seguinte para compensar o que comeu. A restrição excessiva pode gerar um novo gatilho e fazer você exagerar de novo. Aceite o que já foi. Está tudo bem. Retome aos hábitos que você vinha cultivando pois naturalmente seu organismo vai reequilibrar tudo.


Aproveite tudo sem culpa, ok? Boas Festas a todos!!!

22 visualizações0 comentário
bottom of page