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  • de_somayama

Alimentação x produtividade

Como melhorar seu rendimento


Como seria se seu dia pudesse ter 70% mais produtividade?

Um estudo feito nos EUA revelou que suas escolhas alimentares (seja em quantidade ou em qualidade) podem gerar 66% mais chances de queda de produtividade.


Algumas razões:

1) Comer em exagero alguns tipos de macronutrientes (ex: exagerar no açúcar, carboidrato ou gordura) podem causar metabolismo lento, fadiga, sonolência. Se você sente uma grande queda de foco depois do almoço, avalie suas refeições.


2) A falta de alguns nutrientes afeta o raciocínio, memória e concentração, processos cerebrais essenciais para qualquer atividade. Portanto, faça boas escolhas, mas também tenha variedade para não gerar nenhuma deficiência nutricional.


3) Controle o café. Embora o café seja um aliado estimulante, o excesso aumenta o estresse e a ansiedade, fazendo com que você fique “elétrico”, porém sem rendimento mental. Ou seja, não colabora sua produtividade.

Quebrando o ciclo vicioso


Ciclo ruim: Você vive cheio de tarefas e atividades e, por isso, como depressa qualquer coisa fácil, rápido e acessível para ganhar tempo. Porém, esses alimentos deixam você menos disposto, mais distraído e sonolento. O trabalho não rende, você deixa tudo acumular, se sente cansado, estressado, ansioso, frustrado, culpado e dorme mal. No dia seguinte acorda cheio de tarefas e assim começa tudo de novo.


Ciclo bom: Mesmo com muitas tarefas você foca em parar por um instante, distribuir melhor as atividades e organizar tudo com prazos honestos e possíveis. Faz um planejamento que permita comer saudavelmente e reserva tempo para descansar a cabeça diariamente. Você se sente mais disposto, seu trabalho rende melhor e você consegue cumprir suas tarefas do dia. Com esse desempenho, sobra mais espaço na agenda e energia para continuar planejando sua rotina e se sentindo cada vez mais disposto, saudável, dormindo melhor e, assim, aumenta sua produtividade.

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