top of page
Buscar
  • Foto do escritorde_somayama

Comer para não fazer desfeita

Aprenda a dizer Não com elegância e não sair da dieta


Então você é convidado para a casa de alguém e pessoa educadamente te oferece algo que você não está a fim de comer. A partir dali você abre aquele sorriso sem graça e diz: “não precisa se incomodar”. Mas a pessoa insiste e você não consegue dizer NÃO. Acaba fazendo algo que não queria porque você quer ser educado e prestativo.


Pessoas assim têm dificuldade de colocar a própria vontade a frente da vontade e a necessidade do outro. Isso vem do medo da exclusão e da necessidade de ser aceito. Chama-se Código de Pertencimento.


Esse comportamento não apenas dificulta o emagrecimento, como atrapalha sua vida como um todo. Nesses casos, o ideal é entender de onde vem esse medo, essa necessidade e ressignificá-los. Desta forma, você passa ter mais segurança para recusar uma oferta de algo que você não deseja.


Mas, aqui vão algumas dicas para esses momentos:

1) Perceba se você tem esse padrão de comportamento.

2) Se sim, faça uma breve reflexão: “o que pode acontecer se você não aceitar?” Avalie com muita objetividade as respostas e note que sentimentos trazem.

3) Analise esses sentimentos e ressignifique-os se preciso. Pense que todos tem direito de escolha e é possível recusar ofertas com elegância sem ser mal educado ou sem magoar alguém. Uma dica boa: pense em algum conhecido que sabe fazer isso com habilidade e se imagine no lugar dessa pessoa.

4) Ensaie experimentando dizer não de várias formas educadas e aproprie-se daquela que você se sente mais à vontade. Treine dizendo isso com firmeza e sorriso no rosto.

5) Desfrute como isso é libertador e guarde essa sensação para as próximas vezes. Aprender a dizer NÃO exige treino e essa lembrança irá ajudar a melhorar isso.


Gostou dessa dica? Comente aqui.

18 visualizações0 comentário
bottom of page