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  • de_somayama

Dormir bem emagrece?

Ou melhor, dormir mal engorda?

Dormir mal pode engordar sim! Para emagrecer seu corpo precisa funcionar bem e é o sono que permite o descanso necessário para isso. Dormir bem significa concluir os cinco ciclos do sono sem interrupções.


Como é que a falta de sono age e me atrapalha?

A restrição do sono eleva a produção de hormônios que estão diretamente ligados ao sobrepeso. Entre eles, está o cortisol, um dos responsáveis pelo acúmulo de gordura na região da barriga. Dormir mal também reduz os níveis de proteínas que são os principais responsáveis pela formação da musculatura; além disso prejudica o metabolismo.

Poucas horas de sono também produzem em excesso a grelina, hormônio gerado no estômago que provoca a sensação de fome. Há ainda a redução da leptina, outro hormônio produzido nas células de gordura e que dá saciedade. Com os dois desregulados, você provavelmente irá comer mais.


Com o apetite em alta, as pessoas sentem muita vontade de comer alimentos mais calóricos. Alguns exemplos são os doces e carboidratos, grandes obstáculos para quem deseja perder peso.


Além desses problemas, dormir mal engorda porque as pessoas com privação do sono têm mais tempo para ingerir comida. Isso geralmente acontece no período da noite, quando o metabolismo está mais lento e o corpo não utiliza por completo o alimento consumido, portanto acaba estocando-o em forma de gordura.


Para completar, a fome noturna costuma ser saciada com alimentos muito calóricos e que causam um grande impacto no ganho de peso — entre eles, os biscoitos, doces e salgados. Ou seja, além de dormir mal, o indivíduo passa a comer de forma errada. Alguns estudos chegam a apontar que você pode ganhar até 1kg por semana se dormir mal com frequência.


Em outras palavras, se você quer emagrecer, comece a criar uma rotina que permita esse momento de descanso e qualidade de sono. Há muitas dicas de como dormir melhor. Vale a pena conferir.

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