Buscar
  • de_somayama

O excesso de motivação pode ser negativo

Ouvir palavras de incentivo, ler frases motivacionais, buscar coisas que estimulem você a manter o foco. Tudo isso é muito positivo desde que seja equilibrado.


Você alguma vez se sentiu cobrado ou derrotado depois de ler coisas como “Qual é a sua desculpa?”


O fato é que excesso de motivação pode gerar um sentimento oposto, o de incapacidade. Eu, particularmente, uso bastante as palavras equilíbrio e leveza. Ao longo do meu processo e dos meus clientes-mentorados, eu percebi o peso que a cobrança traz e o efeito prejudicial que isso causa, principalmente se a pessoa é bastante controladora, perfeccionista e tem dificuldade de aceitar as próprias falhas. De um modo geral, eu acredito no reconhecimento e acolhimento.


Errar é humano. E a melhor maneira de não errar de novo é reconhecer e acolher o erro.


Se culpar, se castigar, fazer juramentos de mudança fazem com que o erro cresça. Ao aceitar os fatos, você demonstra que está pronto para superar. A partir desse passo, você traz leveza às mudanças. Não é para mudar para corrigir o erro. É para mudar porque se quer um resultado diferente (e essa decisão não é pesada, é leve).


Portanto, é importante se sentir motivado. Mas também é importante entender que tudo é um processo e, assim, amadurecer a vontade de se permitir a tudo isso.

Medite sobre isso. 😊

#emagrecercomsaude

#emagrecacomamente

#automotivacao

#emagrecimento

#autocobranca

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo