Buscar
  • de_somayama

quero emagrecer rápido

Pra que a pressa? Buscar atalhos é buscar o caminho mais longo.



Uma das coisas mais comuns é quando alguém decide emagrecer e sai buscando várias “soluções” que prometem perder peso rápido. Dietas e jejuns não estruturados, chás, shakes, sucos, sopas, remédios, simpatias etc. Aqui o verbo é “perder” mesmo, porque logo depois a pessoa “encontra” todo o peso de novo.


O ponto que questiono é: “Onde está o erro, Wally?”


Sim, buscar atalhos é buscar o caminho mais longo. Isso porque os ditos atalhos para emagrecer forçam mudanças mais extremas e em um curto espaço de tempo.


“Veste-me devagar, que tenho pressa” é uma frase de Napoleão Bonaparte.


Você tem mais chance de chegar lá mais rápido se fizer tudo no tempo que tem que ser.

Vamos aos erros:


1) Tentar colocar mudanças extremas na alimentação de um dia para o outro. Ex: cortar carboidrato de repente.

  • Onde está o erro: seu corpo terá um choque e vai gerar mais vontade de obter aquilo que foi tirado repentinamente. Você vai precisar fazer muito mais força para resistir.

  • Solução mais adequada: promover um plano onde isso acontece de forma gradativa. Vale ter orientação de um profissional nesse caso

2) Buscar métodos que são temporários. Ex: detox de 7 dias.

  • Onde está o erro: seu corpo vai reagir somente pelo tempo em que você estiver fazendo isso. Logo depois você vai voltar a fazer tudo que fazia antes e o efeito vai embora. Sem contar que você estressou seu organismo e provavelmente terá ataques de compulsão.

  • Solução mais adequada: parar de ter a ingenuidade de achar que os quilos que você perdeu não vão voltar depois (você já tentou antes e sabe que não funcionou! Por que seria diferente da próxima vez?)

3) Querer somente o resultado e não o processo. Ex: entrar numa dieta porque a amiga perdeu 10kg fazendo isso.

  • Onde está o erro: você está “comprando” somente o peso perdido e acha que está disposta a fazer qualquer para ter o mesmo efeito. Será mesmo? Qualquer coisa? Até quando você aguenta?

  • Solução mais adequada: coloque mais atenção no processo, foque-se no que você precisa fazer de diferente na sua rotina para promover resultados. Entenda que seu emagrecimento não é o objetivo, ele é a consequência do que você vai fazer todos os dias da sua vida toda.

4) Não respeitar o tempo do seu organismo.

  • Onde está o erro: gerar expectativas ilusórias, ficar ansioso com os resultados e colocar todas as fichas nessa solução mágica. A chance de se frustrar é grande.

  • Solução mais adequada: buscar um caminho onde o processo ocorra de forma natural, dando tempo suficiente para você se acostumar com as mudanças, trazer hábitos de vida novos para sustentar seu peso novo. Afinal, se você quer ser magro para sempre, precisa ter uma vida de magro para sempre.

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário aqui embaixo.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo